domingo, 23 de outubro de 2011

Vida


                                                              Fonte: Cristiane Gomes de Lima
[...]Nós somos a Terra, os povos, as plantas e animais, gotas e oceanos, a respiração da floresta e o fluxo do mar. Nós honramos a Terra, como o lar de todos os seres viventes. Nós estimamos a Terra, pela sua beleza e diversidade de vida. Nós louvamos a Terra, pela sua capacidade de regeneração, sendo a base de toda a vida. Nós reconhecemos a especial posição dos povos indígenas da Terra, seus territórios e seus costumes, e sua singular afinidade com a Terra. Nós reconhecemos que o sofrimento humano, pobreza e degradação da Terra são causados pela desigualdade do poder. Nós aderimos a uma responsabilidade compartilhada de proteger e restaurar a Terra para permitir o uso sábio e equitativo dos recursos naturais, assim como realizar o equilíbrio ecológico e novos valores sociais, econômicos e espirituais. Em nossa inteira diversidade somos unidade. Nosso lar comum está crescentemente ameaçado.[...]”
Preâmbulo da Carta da Terra (Gadotti, 2000,p.106)

4 comentários:

Vivendo e Aprendendo disse...

Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
(Mahatma Gandhi)

Márcia Rodrigues disse...

Oi
Legal o seu blog
Abraços

Marli Maia Eslompo disse...

Ola, Cristiane, que bom reencontrá-la em mais um curso de formação!
Parabéns, pelo seu blog! Como o chefe Seattle, temos uma grande responsabilidade enquanto educadores:

"Vocês devem ensinar às suas crianças que o solo a seus pés é a cinza de nossos avós. Para que respeitem a terra, digam a seus filhos que ela foi enriquecida com a vida de nosso povo. Ensinem às suas crianças o que ensinamos às nossas: que a terra é nossa mãe. Tudo o que acontecer a terra acontecerá também aos filhos da terra. Se os homens cospem no solo, estão cuspindo em si mesmos."
Bjs,
Marli

Karina disse...

Bom dia Cris...

Sempre há escolhas, e imposições, mas nossa amizade é um presente...

Te adoro...